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Honda Civic híbrido está no Brasil


Segundo apurou o iG Carros, a montadora trouxe para o Brasil importado do Japão quatro unidades do Civic Hybrid, a versão híbrida do mesmo Civic à venda no país. Para que serão usados, porém, a marca ainda não divulga. “Ainda não temos informações sobre esses carros”, respondeu a assessoria de imprensa da fabricante.

Os veículos provavelmente serão utilizados para demonstrações ao pessoal da Honda no país e testes de adaptação as vias e condições do Brasil, passo que antevê o lançamento de qualquer automóvel importado.

Sim, o Civic Hybrid tem chances de chegar ao mercado nacional. A marca japonesa precisa de uma resposta ao Prius, o carro híbrido da Toyota que será lançado no Brasil no segundo semestre de 2012 por cerca de R$ 100.000. Além disso, o público brasileiro também começa a se interessar por automóveis que poluem menos e há também o fator de “imagem da marca” na região, que melhora com um produto deste nível.

Se for de fato lançado, o sedã híbrido da Honda não será barato no Brasil. Veículos dessa “espécie” são caros até nos Estados Unidos, que costuma ser mais ameno nos valores de automóveis. Por lá, o modelo sai por US$ 24.000 (cerca de 49.000), uma cifra considerada elevada para os padrões locais. Sendo assim, se o Civic Hybrid beirar a faixa dos R$ 100.000 ou superá-la não fique espantado

As especificações do Civic híbrido são as seguintes: ele combina o motor 1.5 16V i-VTEC de 87 cv ao propulsor elétrico de corrente alternada com mais 23 cv e alimentado por um conjunto de baterias de íon de lítio. A potência total dos motores funcionando unidos chega a 110 cv. Já a transmissão é do tipo CVT, com relações de marcha infinitas sem opção de comando sequencial. Segundo informações da Honda americana, o sedã pode percorrer até 19 km por litro de gasolina consumido.

Colaboram ainda os sistemas Stop/Start, que desliga o motor em paradas curtas para poupar combustível, e os freios regenerativos, que ajudam na recarga das baterias e dispensam recarga externa. O modelo também difere do Civic comum na questão dos pneus de baixa rolagem e a parte aerodinâmica - o carro possui difusores especiais pela carroceria para gerar menor arrasto. Todo esse pacote de itens e conjunto mecânico também está presente nos modelos Insight e CR-Z, carros que a Honda exibiu no Brasil em 2010 em sua primeira investida em modelos do gênero no país, que pelo visto terá um próximo capítulo.


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