![]() |
---|
![]() |
---|
![]() |
---|
HOME | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Toyota e Daihatsu desenvolverão carro barato para emergentes
Montadoras venderão o veículo na Índia, Brasil e China a partir da primeira metade da próxima decada
Isto vai marcar o primeiro desenvolvimento conjunto das duas empresas para um veículo estratégico destinado à exportação. O movimento está em linha com a visão do presidente da Toyota, Akio Toyoda, de adequar a oferta de produto para se ajustar as regiões individuais, ao invés do modelo de negócios convencional da Toyota de basicamente oferecer a mesma linha ao redor do mundo.
Espera-se que o carro de baixo custo seja vendido sob a marca Toyota, mas será produzida pela Daihatsu, possivelmente em uma fábrica na Indonésia, para usar a experiência em minicarros para fabricar veículos compactos e leves.
Aparte do conjunto esforço com a Daihatsu, a Toyota vem desenvolvendo por conta própria uma família de carro compacto movido por um motor de quase 1 litro. A companhia está buscando começar a produção desse carro na Índia por volta de 2011 e vendê-lo por cerca de 1,2 milhão (US$ 13.230).
As vendas agregadas de carros no Brasil, Rússia, Índia e China excede as vendas combinadas no Japão e nos EUA pela primeira vez no período janeiro-junho. Com uma participação de mercado de apenas 2,6% na Índia e de 6,4% na China, a Toyota precisa de produtos para impulsionar suas vendas naqueles importantes mercados em expansão. A Toyota atualmente mantém uma participação de 51,2% na Daihatsu. As informações são da Dow Jones.