NikkeyBrasil - O site do japonês no Brasil
23/10/2017. Bem-vindo ao NikkeyBrasil. Hoje, com 8292 cadastrados - 30.091.097 visitas
Empresa ou produto:



HOME            

Dilma conversa sobre trem-bala com ministros de Japão e Coreia do Sul


A presidente Dilma Rousseff conversou neste domingo (3) com os primeiros-ministros de Coreia do Sul, Kim Hwang-Sik, e Japão, Taro Aro, sobre possibilidades de parcerias para a construção do Trem de Alta Velocidade (TAV), que ligará São Paulo a Campinas e Rio de Janeiro.

Japão e Coreia do Sul têm interesse em participar do leilão para construção do veículo, marcado para 29 de abril deste ano. Segundo o ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, o Brasil quer expandir com os dois países a cooperação na área de alta tecnologia.

“[Com o primeiro-ministro da Coreia do Sul] se falou de uma parceria estratégica em áreas de alta tecnologia. Há uma grande complementaridade entre as duas economia e um desejo de ampliar a cooperação em setores como energia nuclear, petróleo e construção naval. Conversamos sobre trem-bala com Coreia do Sul e Japão”, afirmou.

Dilma dedicou o primeiro dia de trabalho como presidente a reuniões com autoridades estrangeiras. Além dos premiês sul-coreano e japonês, ela recebeu outros cinco colegas de outros países. A primeira reunião foi com o príncipe das Astúrias, Felipe de Bourbon. Segundo Patriota, o príncipe entregou uma carta do rei da Espanha, Juan Carlos, parabenizando Dilma pela posse.

Com o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, foram tratadas formas de ampliar as parcerias entre empresas brasileiras e portuguesas. O ministro de Relações Exteriores brasileiro também ressaltou que Portugal tomou posse nesta semana como membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

“Portugal entrou no Conselho de Segurança como membro não-permanente, então há toda uma possibilidade de coordenação sobre os tópicos da agenda de segurança.” Em entrevista após a reunião, Sócrates disse apoiar o Brasil no desejo de “conquistar” espaço na Organização das Nações Unidas.

Patriota afirmou ainda que Dilma e Sócrates comemoraram o aumento do fluxo de turistas entre os dois países. “A freqüência dos voos da Tap que tem sido uma história de grande êxito na dinamização dos fluxos de turistas europeus para o Brasil”, afirmou.

Dilma também se reuniu com o vice-presidente de Cuba, José Ramón, com quem conversou sobre os esforços para conter a epidemia de cólera no Haiti. “Boa parte da conversa girou em torno do Haiti. Decidiu-se que Brasil e Cuba vão intensificar a cooperação para evitar que a epidemia de cólera se alastre”, disse Patriota.

Já o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, agradeceu a decisão do governo brasileiro de reconhecer o Estado Palestino. Segundo Patriota, Abbas convidou Dilma a visitar Ramallah.

“[Abbas demonstrou ]Grande satisfação com o reconhecimento do Estado Palestino pelo Brasil. Dilma manifestou o desejo de mantermos uma coordenação estreita”, afirmou.

A presidente se reuniu ainda com o colega do Uruguai, José Mujica, e se comprometeu a manter a mesma freqüência de contato mantida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com reuniões bilaterais a cada três meses.

Todos os Direitos Reservados. Copyright ® ABRAON
pagina gerada em 0.1328 segundos.