NikkeyBrasil - O site do japonês no Brasil
17/10/2017. Bem-vindo ao NikkeyBrasil. Hoje, com 8291 cadastrados - 30.060.666 visitas
Empresa ou produto:



HOME            

Japão desenvolve “vírus” como medida de defesa


O ministério de defesa japonês confirma ter desenvolvido o que diz ser uma ferramenta de segurança: um programa semelhante a um vírus capaz de detectar e identificar autores de ataques pela Internet.

O Japão desenvolveu um programa capaz de desactivar os sistemas de ataque de hackers, além de obter informações sobre os autores de ciberataques. O ministério da defesa afirma  tratar-se de uma ferramenta de segurança.
Num ano em que as empresas de segurança prevêem um aumento no número e na complexidade dos ciberataques a segurança dos sistemas de informação começa a ser uma obsessão para muitos países. O Japão foi um dos mais afectados por esses ataques cibernéticos durante 2011.
Segundo o site Infosecurity, explica que o sistema nipónico localiza os ataques e descobre a sua origem, é capaz de identificar e desactivar os seus sistemas. Seria útil mesmo para interromper um ataque. De acordo com o ministério da defesa, o programa é capaz de desactivar redes de computadores ou seja botnets controladas por hackers.
O desenvolvimento do programa custou mais de 1,7 milhões de euros, demorando mais de três anos a ser concluído. Ironicamente, o maior problema do novo sistema é a lei japonesa, a qual proíbe expressamente a produção de vírus no país. Assim, o Japão pode mudar a sua legislação para sustentar legalmente a excepção do referido programa. No entanto, o conceito de vírus inerente ao projecto levanta ainda várias questões: muitas empresas de segurança já manifestaram a sua oposição a iniciativas desse tipo.

Todos os Direitos Reservados. Copyright ® ABRAON
pagina gerada em 0.1928 segundos.