O vulcão Shinmoedake entrou em erupção na quarta-feira
O vulcão Shinmoedake entrou em erupção na quarta-feira pela primeira vez em seis anos
Um vulcão no sudoeste do Japão entrou em erupção pela primeira vez em seis anos e estava esta quinta-feira a expelir cinzas que se espalhavam por quatro cidades.
Imagens transmitidas pela emissora japonesa TBS mostram estudantes do ensino primário a usarem capacetes e máscaras durante o caminho até à escola localizada no sopé do vulcão Shinmoedake, com moradores da zona a relatarem ter ouvido tremores procedentes do vulcão, cujas cinzas que expeliu caíram em pelo menos quatro cidades da prefeitura de Miyazaki.
O vulcão, situado no limite entre Miyazaki e Kagoshima, entrou em erupção na quarta-feira pela primeira vez em seis anos.
O melhor do Diário de Notícias no seu email
Agora pode subscrever gratuitamente as nossas newsletters e receber o melhor da atualidade com a qualidade Diário de Notícias.
SUBSCREVER
A coluna de cinzas formada a partir da cratera atingia esta quinta-feira 1.700 metros de altura, segundo a Agência Meteorológica do Japão que elevou o nível de alerta vulcânico de 2 para 3, numa escala máxima de 5, advertindo a população para não se aproximar do vulcão.
A agência prevê que o vulcão continue a expelir cinza e potencialmente pedras na sexta-feira, mas as eventuais zonas de risco vão depender nomeadamente de fatores como as condições do vento.