NikkeyBrasil - O site do japonês no Brasil
18/11/2018. Bem-vindo ao NikkeyBrasil. Hoje, com 8330 cadastrados - 32.683.635 visitas
Empresa ou produto:



HOME            
Conexão Japão-Brasil na música brasileira - 25/09

A Fundação Japão em São Paulo promove, em 25 de setembro, o evento Conexão Japão-Brasil na música brasileira, a partir das 14h, na sala de seminários da JAPAN HOUSE São Paulo.

O evento apresentará a forte conexão entre Brasil e Japão no universo da música brasileira, revelando a presença do Japão em criações de diversos artistas, por meio da pesquisa e organização do jornalista japonês Willie Whopper. O evento também traz a participação especial do músico Renato Braz, que realizará a demonstração prática dos exemplos citados ao longo da palestra.

Segundo Willie Whopper, a cultura japonesa é bastante apreciada pelos brasileiros, e isso inclui também a música, levando muitos artistas a simpatizarem com o Japão e levarem este sentimento para as suas composições.

"Falaremos sobre canções que foram inspiradas na imagem do Japão ou então baseadas em experiências vividas de fato no país, como também composições japonesas que foram reinterpretadas por artistas brasileiros, ilustrando o universo da música brasileira inspirada no Japão."

O evento tem ingressos gratuitos, que devem ser retirados uma hora antes do início, na recepção do local.

 

Willie Whopper

Jornalista japonês especializado em música brasileira, Willie Whopper é consultor do Jornal Cordel e também contribui com inúmeras matérias para jornais, revistas e Web Magazine, além de resenhas de CD. Em 2006, inaugurou o Barzinho Aparecida, um espaço dedicado à divulgação do Brasil no bairro de Nishi-Ogikubo, em Tóquio.

Foi premiado na categoria musical do "1º Brazilian Press Awards", em 2011. Realizou uma série de palestras abordando a música brasileira no Japão, na Embaixada do Brasil no Japão, em Tóquio, e mais recentemente no SESC São Paulo.

Lançou diversas publicações no Japão, como A verdade sobre a Bossa Nova, A verdadeira música brasileira, O Brasil através da música, entre outros.

 

Renato Braz


O cantor paulistano é uma das referências no cenário da música brasileira, com carreira reconhecida nacional e internacionalmente. Seu disco de estreia, Renato Braz (1996), lhe rendeu uma indicação ao Prêmio Sharp na categoria revelação.

De lá para cá, contou com ilustres participações em seus álbuns, como a de Dori Caymmi. Também tem sido reconhecido por meio de premiações, como o Prêmio Rival Petrobras, na categoria Cantor Popular. Mais recentemente, no 29º Prêmio da Música Brasileira, seu trabalho `Tatanaguê` recebeu o prêmio de Álbum Projeto Especial, ao lado de Theo de Barros.

Sua carreira internacional começou em 1999, com turnê pela Alemanha. Depois disso, se apresentou em países como Estados Unidos e Japão.

Atualmente prepara um disco de voz e piano com o compositor Breno Ruiz, além de seu 16º álbum, intitulado `Canto Guerreiro - Levantados do chão`, com participações de Gilberto Gil, Chico Buarque, Milton Nascimento, Guinga, Miucha, entre outros.

 

Conexão Japão-Brasil na música brasileira

Data: 25 de setembro de 2018

Horário: Das 14h às 16h

Local: JAPAN HOUSE São Paulo

Endereço: Av. Paulista, 52, Paraíso, São Paulo, SP

Classificação: livre

Ingressos: Gratuitos - Necessário retirar senha uma hora antes do evento, no local. Vagas limitadas.
Todos os Direitos Reservados. Copyright ® ABRAON
pagina gerada em 0.1501 segundos.